quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Novas técnicas de psicoterapia!



     Novas técnicas de psicoterapia!




Brainspotting (BSP) é um método idealizado como uma ferramenta neurobiológica para facilitar a promoção da cura e funciona ao identificar, processar e liberar as fontes neuropsicológicas de dor física e emocional que normalmente estão fora do alcance da mente consciente e de sua capacidade cognitiva e linguística. Atua no cérebro profundo e no corpo, através de acesso direto aos sistemas autônomos e límbicos do Sistema Nervoso Central (SNC). O acesso a um brainspot tem consequências psicológicas, emocionais e físicas.

Um brainspot é um ponto específico no cérebro e pode ser localizado através da posição ocular. Ativando a emoção e a sensação corporal correspondente, o terapeuta pesquisa o campo visual do cliente em busca de respostas reflexas que sinalizem a existência de um brainspot. 

Ao encontrá-lo, pode ser acessado e estimulado mantendo fixa a posição ocular, enquanto o cliente focaliza a experiência somato-sensória que está trabalhando. Esse procedimento estimula um processo profundamente integrador e curativo dentro do cérebro que resulta num descondicionamento de respostas emocionais e fisiológicas mal-adaptativas que foram condicionadas anteriormente. 


Situações da vida que causam perturbações físicas ou emocionais podem se transformar em eventos traumáticos. Esses eventos permanecem gravados na mente inconsciente e se transformam em respostas automáticas em presença de situações disparadoras. 



Assim sendo, uma pessoa que foi traumatizada na infância por ficar presa em um quartinho escuro quando fazia alguma coisa errada, pode manifestar as mesmas sensações físicas e emocionais diante de um fato que se assemelhe ao trauma inicial, como pode exemplo, ante a iminência de uma punição por um erro cometido no trabalho.


O Brainspotting é um instrumento eficaz em localizar e dessensibilizar essas memórias emocionais e somáticas e permitir que o paciente retome o livre curso de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário