quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Ansiedade Social



                                                   Ansiedade Social







"A experiência de graus ligeiros de ansiedade em situações sociais é um fenômeno frequente, num largo número de indivíduos e não impede um funcionamento social adequado.

Contudo, em alguns indivíduos, a ansiedade experimentada em algumas situações sociais é tão elevada que interfere com o seu funcionamento social e , por vezes, conduz mesmo ao evitamento dessas situações. Quando isto acontece estamos perante um distúrbio de ansiedade social. Nestes casos, o receio de ser avaliado negativamente, de parecer ridículo, desajeitado, tolo, ou de não estar à altura da situação e ver o seu estatuto social diminuído, desperta graus tão elevados de desconforto e medo que a vida diária se torna um tormento.


Clínicos gerais, médicos de família e mesmo muitos psiquiatras e psicólogos desvalorizam a sua importância, considerando-a mais como uma característica de temperamento que uma perturbação grave que necessita de tratamento. Também entre o público em geral o distúrbio de ansiedade social é mal conhecido. Talvez isso aconteça porque os ansiosos sociais não se comportam de forma tão estranha e não se queixam aos outros da suas dificuldades. Devido ao seu desconforto em situações sociais limitam-se a estar calados, procurando não chamar as atenções sobre si e sofrendo sozinhos o seu problema. As mesmas razões explicam a sua enorme dificuldade em procurar ajuda psiquiátrica ou psicológica."






Nenhum comentário:

Postar um comentário