sábado, 13 de dezembro de 2014

Física Quântica e o conhecimento Agregado!


Física Quântica e o conhecimento Agregado!






A física quântica ao contrário da física clássica que se fecha ao concreto, ao físico, aquilo que se pode ver, tocar, provar, comprovar é aberta a todas as possibilidades, por isto é nomeada como a física das probabilidades.
Na física quântica abandona-se a rotina, o mesmo caminho conhecido, a mesma trilha tantas vezes percorrida ( poderia ser o ego ? ) e aplica-se a teoria das possibilidades, onde isto pode ser isto, pode ser aquilo, pode ser aquilo outro e pode ser nada.
O Professor Elcio Abdalla trouxe-nos o exemplo do gato de Erwin Schrödinger ( físico austríaco / 1887-1961 ) para nos mostrar o que seria o estado quântico.Seguindo este exemplo seria o seguinte : vejo um gato, enquanto o vejo constato várias características em relação a este gato inclusive se o gato está vivo ou se o gato está morto. Se me afasto do gato e vou para um ambiente onde não possa vê-lo ou se apenas afasto meu olhar deste gato, eu já não sei mais se ele está vivo ou morto.
Nesta situação de ausência da visão do gato ele passa estar em “estado quântico”, ou seja, vivo e morto ao mesmo tempo, porque tanto pode estar vivo como morto porque não o vendo não posso afirmar nem uma coisa nem outra.
Como resultado deste exemplo podemos entender que a física quântica se baseia naquilo que não podemos ver, seguindo este raciocínio o que chamamos atualmente de consciência também estaria em estado quântico assim como os conceitos de ética, sucesso, poder, satisfação e muitos outros conceitos desta mesma estirpe.
Como a física clássica se baseia na premissa de que ... “ o que se toma como verdadeiro é que a medida de um objeto físico é sua realidade”... (sic Abdalla) observamos então que a consciência e os outros conceitos afins esbarram mais uma vez no grande mistério.
O mesmo mistério já referido no módulo de neurologia quando Elcio Montagno nos disse : ,,,” não sabemos como um sinal flui da matéria viva cerebral e se transforma em sinal mental. Não sabemos de que natureza energética é esse sinal mental, esta energia-informação.”...
Esta aceitação do mistério que envolve a compreensão e o discernimento entre consciência e cérebro é a mesma aceitação do mistério quando ouço Abdalla dizer :.....”há um princípio de ignorância que é intrínsico a natureza das coisas.”... (sic)
Este princípio que todos ignoram, que ninguem sabe o que é, parece-me poder ser nomeado mistério...
Coloca-se a matéria como oposto ao espírito e o real como oposto a fantasia, mas se vemos a matéria como uma representação do sutil, será que não podemos criar uma realidade através do exercício desta fantasia ????
Seria a criação de um universo paralelo em estado quântico ?????
Seria então a física quântica a física da alma como afirma Amit Goswami ?????
Para finalizar utilizo uma citação do físico dinamarquês NIELS BOHR (1885-1962) um dos precursores da física quântica, e que nas palavras de Abdalla “talvez tenha sido a pessoa que mais tenha entendido de física quântica”:
“Quem diz ter compreendido a Mecânica Quântica certamente não a entendeu ! “

Nenhum comentário:

Postar um comentário