Um novo caminho!! Integridade
MENTIR É FEIO E FAZ MAL
O conceito de princípios e valores na nossa sociedade é um assunto muito mal difundido. A integridade, justiça, verdade é utilizado como apenas um cartão de visita verbal para ser aceito ou para manter uma aparência de bom moço para se conseguir um bom emprego e até mesmo ser bem visto socialmente, a lei de quem for o mais esperto chega primeiro e onde a mentira não é de todo ruim ou até mesmo que existem mentiras boas, são exemplos de crenças que denotam inversões de valores sociais que estamos vivenciando atualmente.
Quando me perguntam as causas de tantas doenças e crises sociais, eu só encontro uma resposta: A inversão de valores que estamos vivenciando.
Devemos simplesmente deixar nos guiar por princípios tais como a Verdade, hombridade, justiça, respeito, Amor, Paz, entre outros, que desta forma todo o resto virá para nós, este é o segredo da vida em abundancia. Viver através destes princípios é a cura de muitos males.
Pense em uma pessoa que a vida dela é uma mentira, ela conta mentira por coisas pequenas e banais e em seu meio ela é um Expert em “plantar verde para colher maduro” esta pessoa é um tipo clássico que irá desconfiar de todos a sua volta, ela ira achar que sempre os outros tem segundas intenções com ela, isto não é interessante?
Por ter coragem de fazer algo o inconsciente diz que todos então serão capazes, então esta será uma pessoa sem paz. Por isso viver através dos princípios faz muito bem para que os pratica., o contrario também é uma verdade quando não vivemos de acordo com estes princípios tornamos a nossa vida um “ inferno” então Faça a sua parte , assuma mais responsabilidade com você mesmo e reprograme a sua vida, e seja mais integro com você mesmo, assumir a responsabilidade pelos seus atos é libertador.
- Por que as pessoas mentem? Principais motivos?
As pessoas podem vir a mentir , por vários fatores dentre eles destacamos:A Doença ,Mitomania, Episódios traumáticos, Medo, Educação , cultura,vergonha, culpa , inversão de valores e princípios, crenças e condicionamentos( um exemplo muito comum na educação sobre condicionamento, são crianças que são punidas mesmo após ter dito a verdade.
- É como defesa? Para não magoar outras pessoas?
Podemos ainda considerar que o comportamento de mentir pode afastar ou adiar
conseqüências desagradáveis, ou seja adiar o problema.assim o comportamento de mentir com o propósito de uma defesa ou para não magoar uma pessoa é apenas uma justificativa para adiar o problema e para continuar a mentira no nosso meio.
- As crianças são ensinadas de que às vezes o adulto tem que mentir.
Aprende-se a mentir na infância?
Sim, aprende-se a mentir. A mentira NÃO é inerente ao ser humano – lembre-se: Tudo é aprendido .
Aprende-se a mentir na infância?
Sim, aprende-se a mentir. A mentira NÃO é inerente ao ser humano – lembre-se: Tudo é aprendido .
- Mentira tem tamanho?
Não. Assim como não existe meia mentira, brinco sempre perguntando se existe meio grávida? Ou se esta grávida ou não esta, assim é a mentira.
Para se dizer a verdade se´ra preciso passar pelo crivo da sabedoria e do discernimento, muitas pessoas se enrrolam para dizer a verdade, ficam com medo de machucar outras pessoas , por isso é preciso muita sabedoria e discernimento para falar.
- Existe mentira perdoável? Aquelas que falamos no serviço ou para não prejudicar o casamento?
Todas as coisas que não condizem com a realidade trazem conseqüências para nossas vidas. Em muitas situações não quer dizer que não se terá mais privacidade em nossas vidas ou que nossa vida será um livro aberto a todos, para isso proponho o limite. Dê limite as pessoas.
- Mas como se livrar daquela mentira que o chefe manda falar, por exemplo?
Se o chefe pedir para dizer que não esta, diga que no momento ele não pode atender, e deixe claro a sua postura de integridade.Você não precisa falar que ele esta mentindo e que não deseja falar.Lembre-se da sabedoria e discernimento.
O comportamento de mentir deixam marcas profundas na vida de uma pessoa podendo ocasionar culpa, angustia, baixa auto-estima ENTRE OUTROS
- Mentir pode chegar a ser uma doença? Psicóticos mentem e acabam criando um mundo paralelo de mentira?
Sim, a mitomania que é a tendência mórbida para a mentira. Normalmente, as mentiras dos mitomaníacos estão relacionadas a assuntos específicos. Uma pessoa que vive um péssimo relacionamento com o pai e cujo o mesmo é violento, por exemplo, pode começar a inventar para as colegas como sua relação com o pai é boa e divertida, contando sobre passeios e conversas que nunca existiram. Mas não costuma mentir sobre todos os outros assuntos, diferentemente dos mentirosos compulsivos. Justamente pelos mitômanos não possuírem consciência plena de suas palavras, os mesmos acabam por iludir os outros em histórias de fins únicos e práticos, diferentemente daquele que mente em qualquer ocasião. Desse ponto de vista, podemos dizer que o discurso do mitômano é muito diferente daquele do mentiroso ou do fraudador, que tem finalidades práticas. Para estes, o objetivo não é a mentira, sendo esta apenas um meio para outros fins. Contam histórias ao mesmo tempo que acreditam nelas. É também uma forma de consolo sobre a Doença.
Atenciosamente,
Dra. Claudia Calil
Atenciosamente,
Dra. Claudia Calil
Nenhum comentário:
Postar um comentário