terça-feira, 27 de maio de 2014

Precisamos sonhar e realizar

Sonhar é Preciso

Costumo dizer que a pessoa que não tem sonhos  esta morta...os sonhos é que nos move, é importante ressaltar que sonhar é realizar, não adianta sonhar e ficar sentado esperando que algo aconteça, sonhar é planejar,olhar ao redor e achar possibilidades em tudo que esta a sua volta, agarrar as oportunidades que estão ai a todo momento. 

Se  você pode sonhar você pode realizar - walt disney
é preciso pensar em primeiro lugar saber exatamente oque se quer, como estará com o sonho realizado, oque terá que abrir Mao , o que terá que deixar para traz, afinal estará fazendo uma escolha muito importante para toda a vida.

O Sucesso começa onde você esta e com oque você tem, simplismente comece e tudo ira conspirar ao seu favor.

 E primordial incluir em seu planejamento metas de curto médio e a longo prazo, coloque o que depende de você, não podemos sonhar com a vida de outras pessoas e sim oque depende de você para que seus sonhos se realizem, o apoio da família é fundamental, mas se não tiver este apoio busque em alguem que você confie e acima de tudo confie em si mesmo.

Sonhar e não fazer nada para que o sonho se possa se realizar, chamo de ilusão. perceba qual a motivação real do seu sonho , perceba se o sonho é seu ou se é para agradar outrem, se é apenas para ser reconhecido... é claro que todos nós queremos ser importantes, entao comece seja consigo mesmo, sendo honesto consigo mesmo, sendo honesto com seus ideais.

Buscar a fama o sucesso sem um ideal é cair em uma armadilha do ego é cair no vazio.

Sonhe coloque metas, faça sua vida valer a pena!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Ana Carolina - Só De Sacanagem (Texto)





Só de Sacanagem!

Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar?
Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam
entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, que reservo
duramente para educar os meninos mais pobres que eu,
para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus
pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e
eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança
vai ser posta à prova? Quantas vezes minha esperança
vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o
aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus
brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao
conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e
dos justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva
o lápis do coleguinha",
" Esse apontador não é seu, minha filhinha".
Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido
que escutar.
Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca
tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica
ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao
culpado interessará.
Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do
meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear:
mais honesta ainda vou ficar.
Só de sacanagem!
Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo
o mundo rouba" e eu vou dizer: Não importa, será esse
o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu
irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a
quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês.
Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o
escambau.
Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde
o primeiro homem que veio de Portugal".
Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal.
Eu repito, ouviram? IMORTAL!
Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente
quiser, vai dá para mudar o final!

Poesia de Elisa Lucinda - faço das tuas as minhas palavras!

Todos nós podemos fazer o nosso melhor e transformar o mundo!

Todos nós podemos fazer o nosso melhor e transformar o mundo!





Não posso esperar que o governo, meu trabalho, amigos, familiares me dêem condições para que eu possa atuar no mundo em que eu vivo , eu quero fazer algo! Não para mostrar nada a ninguém , e sim pela consciência de que eu faço parte deste mundo, eu não sou um ser isolado do todo. 


Os nossos princípios e valores não saíram de moda , a gentileza e se sentir útil para as pessoas nos faz sermos pessoas melhores.
Saber que cada gesto, cada atitude, com a motivação real da bondade e do amor, terá um grande impacto positivo para mim e para todos que estão a minha volta.

Antes de querer a transformação do mundo, eu peço a Deus que me transforme em uma pessoa melhor a cada dia!


sexta-feira, 16 de maio de 2014

COMO OBTER COMPETÊNCIA EMOCIONAL!

COMO OBTER COMPETÊNCIA EMOCIONAL



 Não podemos nos guiar pelos nossos sentidos, eles apenas recebem, como significado aquilo que nós damos a eles. Então, o que é realidade? Tudo depende do que você acha que é real.

O sujeito não é, ele sempre está. Quando falamos dessa forma passamos de um estado inalterável, para uma transitoriedade. Assim, insegurança, medo, vergonha, culpa, são apenas estados e não personalidades.

O primeiro passo para a mudança é o reconhecimento e a aceitação deste estado. Isso não quer dizer se acomodar, mas sim tomar uma decisão diante da vida. Algumas pessoas se envergonham de seus “pontos fracos” e tentam esconde-los, omiti-los e trabalham apenas aquilo que já sabem que sabem, ou seja, seus “pontos fortes”. Oriento as pessoas a reconhecerem e trabalharem os ditos “pontos fracos”. Pois são eles que precisam de atenção e cuidado, e são eles que quando se transformam, fazem com que a pessoa cresça e aprenda. É a partir do desconforto, quebrando barreiras, que o sujeito evolui.

A acomodação é confortável, porém estar do jeito que sempre esteve e fazer o que sempre fez, te levará sempre aos mesmos resultados.

Diante de uma situação de conflito a pessoa tem a opção de fazer aquilo que sempre fez, ou dar um novo significado para essa experiência e agir de maneira diferente para que se consiga um resultado diferente. Seja diante da busca de um emprego, um novo relacionamento, uma nova negociação, uma coisa inesperada, um novo cargo ou um novo desafio, quando se sentir desconfortável, reconheça essa sensação e enfrente a situação quantas vezes forem necessárias até que se sinta confortável com ela, e repita para si mesmo: “Está tudo certo, sempre!”.


INSISTA , BUSQUE, GRITE O SEU PRÓPRIO NOME NA FRENTE DO ESPELHO E DIGA PARA SI MESMO QUE VOCÊ PODE!

TREINE , ENFRENTE! VOCÊ PODE MUDAR SUA VIDA!

O enfrentamento é auto-estima, repeti-lo, gera competência emocional. Portanto, a partir dessa atitude, que não passa de uma tomada de decisão, você pode se recriar diante da vida.

 Não importa aquilo que você pensa a seu respeito, você é muito maior do que isso” (Milton Erickson).


domingo, 11 de maio de 2014

Toda mulher é mãe...




Toda mulher é mãe... 
Mesmo que nunca tenha gerado um filho!






Mesmo que nunca venha gerá-lo. Toda mulher é mãe. Primeiro da boneca. Mais tarde do irmãozinho. Casada, é mãe do marido, antes de sê-lo dos filhos. Sem filhos, será mãe adotiva ou madrinha. Entregará a alguém os benefícios do seu amor. Os sobrinhos, os filhos alheios, talvez uma justa causa. Joana D´Arc foi mãe de sua causa e por ela morreu queimada, como qualquer mãe morreria por seu filho. Quantas mulheres, que a vida não escolheu para a maternidade de seus próprios filhos, não se tornaram mães das próprias mães? Quantas? Ou do pai ou do avô. 

Não importa se você é aquela amigona que sempre adivinha o que sua amiga precisa. Ou a titia coruja que sempre leva a sobrinha ou o sobrinho ao cinema e os enche de pipoca e refrigerante. Pode ser aquela irmã mais velha, que sempre cuidou do irmãozinho ou da irmãzinha como se soubesse todos os truques de mãe. Ou então a avó que mima e faz todas as vontades do neto só para ver aquele sorrisinho singelo em seu rosto. E até mesmo a mãe de verdade, que consegue ser filha, tia e avó ao mesmo tempo e mais um pouco. Não importa qual o seu estilo de ser mãe.
Dentro de você existe um sentimento que te faz abrir mão de certas vontades só para fazer alguém feliz..





A maternidade é irreprimível. Como uma fonte de água que uma pedra obstrui, ela vai brotar mais adiante.Na guerra, a mulher é mãe dos feridos, mesmo que usem outras bandeiras e vistam outro uniforme. A maternidade não tem fronteiras, não tem cor, não tem preferências.
É das poucas coisas que bastam a si próprias.Tem a sua própria religião. Tem a sua própria ideologia. Causa, origem, começo. 


Um carinho que preenche teus espaços vazios com um cuidado que, por muitas vezes, parece dar sentido à sua vida. Um sentimento único que só você tem e talvez só você entenda.
Parabéns a você e a todas as mulheres que têm um pouco de mãe.
Toda mulher é mãe.


Autor desconhecido.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Adolescencia e seus conflitos

A ADOLESCÊNCIA E SEUS CONFLITOS



Dra. Claudia Calil
Psicologia/ Neurociência e Medicina Psicossomática

A Criança não têm o saber sobre si mesma e sobre o mundo que está a sua volta, cabe aos pais estes ensinamentos. Neste momento, são passados os valores e os princípios que irão reger a vida desta criança e o futuro adolescente, pois não adianta falar com a criança sobre determinado assunto e agir de outra forma, como exemplo: falar que é errado mentir e ser desonesto e ser contraditório. O antigo ditado e muito conhecido por todos: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço", não adianta, pois a criança aprende com os nossos comportamentos. Mesmo quando criança, devemos dar atenção aos seus sentimentos e ouvi-los, ter qualidade quanto ao tempo em que se passa com a criança.

O Limite sempre deverá estar ligado a ação, exemplo: o adolescente/ criança pede para ir a uma excursão do colégio, os pais devem conversar com ela e dizer o porquê que ele não poderá ir. Deve deixar claro para a criança/ adolescente o porquê, que pode ser desde o conteúdo do passeio, filme festas e etc. Se neste momento o adolescente/ criança começar a fazer birra, pirraça, a fazer insistências, “bate boca” e barganhar, este é o momento de parar, e não entrar no jogo da criança/ ou adolescente.

ESTE É O LIMITE!!!  É JUSTAMENTE O QUE ELE QUER, E QUE ELE NAO PODE TER!

Estamos vivendo hoje uma geração de uma juventude sem limites, que não conhecem realmente os valores e os princípios, tais como: a honestidade e a integridade. Adolescentes enganando os pais facilmente, por sua vez os pais estão “cansados” e se sentem culpados.

São várias fontes externas que acabam por influenciar nossos jovens, são jogos, mídias sociais, artistas, atores, entre outros, e que não sabemos de que forma ele está absorvendo tudo isto.
 É preciso a presença dos pais, participando do cotidiano deste adolescente.

A experiência de vida e o amor dos pais pelos filhos, são fatores importantes para o bom relacionamento familiar. Compete aos pais facilitar esse relacionamento com flexibilidade e espírito jovial. Educar com liberdade e ensinar a administrá-la com responsabilidade, é a melhor forma para desenvolver a confiança e consolidar a amizade entre pais e filhos.
A forma de comunicação tem um impacto muito grande na saúde física e mental dos membros da família, pois influencia na maneira como as pessoas lidam com as emoções. Pode afetar as atitudes, a auto-estima e a reação a situações estressantes. Se não existir o prazer do relacionamento afetivo e uma convivência harmoniosa e saudável, este é o momento de buscar ajuda profissional.
Atualmente, um dos maiores conflitos entre pais e filhos se dá no aspecto material. O pai e a mãe que não dedicam muito tempo e atenção aos filhos, acabam tentando compensar sua ausência com recompensas materiais. Esses pais desconhecem que as crianças não desenvolvem suas relações apenas em termos de tempo, mas também pela forma como se desenvolvem essas relações.
Os pais que têm dificuldade de demonstrar afeto, reforçam ainda mais os conflitos. A criança que percebe o sentimento de culpa ou a dificuldade dos pais em demonstrar afeto, poderá manipular e fazer chantagem emotiva para obter mimos ou regalias.

Alguns conflitos são inevitáveis, mas muitos podem ser solucionados com um bom diálogo e respeito mútuo. A comunicação entre pais e filhos, exige escuta atenta, livre expressão de sentimentos e busca ativa de entendimento, mediante negociação e compromisso. Não é fácil desenvolver a habilidade de comunicação, mas trabalhar para isso produz recompensas imediatas e a longo prazo.

 A Postura dos pais diante de alguns conflitos:

1 - Exposição de fotos íntimas na internet - A família deve conversar com o/ a adolescente, sobre exposição e as consequências;

2 - Humilhação na escola - Talvez precise da ajuda de um profissional, para enfrentar toda desta situação de insegurança, da baixa autoestima, para que este, possa enfrentar toda esta situação;

3 - Notas muito baixas e reprovação (reprovação no vestibular) - Apoio familiar sempre, a história de que se você tivesse estudado mais... bom ele já está sofrendo o bastante, e está na hora de se responsabilizar pelas consequências;

4 - Namoro que começa muito cedo (sexo) - Tudo vai depender da educação e dos valores que fazem parte desta família. De qualquer forma há a necessidade de ter um bom diálogo e respeito mútuo. A comunicação entre pais e filhos, exige escuta atenta, livre expressão de sentimentos e busca ativa de entendimento, mediante negociação e compromisso. Deixar bem claro sobre quem vai cuidar da criança caso venha ocorrer uma gravidez, pois neste momento é estritamente necessário que se faça entender com uma conversa muito “clara”, dizendo que será ele (o adolescente) que terá uma mudança radical em seu estilo de vida e todas as mordomias.  Caso aconteça uma gravidez não planejada, deve-se deixar claro as reponsabilidades e prioridades que agora serão outras. A prioridade e a responsabilidade passa a ser cuidar, digo em todos os sentidos , de um bebê, Jamais os pais devem assumir a responsabilidade de criar e sustentar essa criança, pois casso isso não ocorra, dará margem ao adolescente de que ocorra outra gravidez inesperada;

5 - Garotas que aos 12 anos já querem mudar o corpo (SILICONE, LIPOASPIRAÇÃO, dentre outros meios.) - Os pais que têm dificuldade de demonstrar afeto reforçam ainda mais os conflitos. A criança que percebe o sentimento de culpa ou a dificuldade dos pais em demonstrar afeto poderá manipular e fazer chantagem emotiva para obter mimos ou regalias. Desta forma, deve ser proibido, afinal ela ainda está se reconhecendo com todas as mudanças em seu corpo;
6 - Amor não correspondido - O sofrimento do adolescente é real, não menospreze ou faça pouco caso, converse, acolhendo-o carinhosamente, tendo uma escuta atenta e flexível;

7 - Separação dos pais - Que os pais deixem muito “claro” para a criança e/ou adolescente, que não é o “fim do mundo” e que eles não irão morrer por causa da separação, afinal é a mulher e o homem que estão se separando e não o pai e a mãe, ou seja, a mãe e nem o pai estão se separando dos filhos. Os pais devem proteger e amenizar no que for necessário para que não transmita para a criança e/ou adolescente em questão, o que o homem e a mulher estão vivenciando, no caso de ANIMOSIDADES E HOSTILIDADES, afinal A FIGURA QUE OS PAIS REPRESENTAM, DEVEM SER MANTIDAS;

8 - Violência dentro de casa - NINGUÉM DEVE CONVIVER COM ESTE MAL, É PRECISO DENUNCIAR;

9 - Brigas entre pais e filhos - Para manter, constantemente, uma boa relação com os filhos, é preciso paciência e muito “jogo de cintura”. O equilíbrio entre a amizade e a autoridade é um dos desafios que os pais devem buscar todos os dias, constantemente. “É preciso cuidado para não confundir autoridade com autoritarismo”. A relação deve basear-se no afeto emocional, também favorecendo o elogio e evitando críticas constantes;

10 – Homossexualismo - É preciso muita cautela neste momento para saber o que realmente está acontecendo. Escutar atentamente  o jovem, afinal a família, continua sendo o alicerce de qualquer pessoa que tenta viver uma vida digna. Sendo assim, o homossexual também deve contar com esta família, para ter dignidade num mundo ainda preconceituoso, e que pode muitas vezes não aceitar o homossexual, esquecendo–se do ser humano que existe dentro dele;

11 - Iniciação em drogas e álcool - Hoje vejo uma educação muito permissiva e tolerante e, os pais por se sentirem culpados por causa do tempo, acabam sendo permissivos, favorecendo que o adolescente não assuma compromissos e responsabilidades, simplesmente tem vontade, e se der algo de errado meu pai/ mãe assumem esta responsabilidade dizendo: “Eu não preciso me preocupar!” Vai às ruas “ganha espaço”, faz amizades, desafia a si mesmo, são simplesmente regidos pelo “princípio do prazer”. Nas ruas, ele não está preocupado com responsabilidade, pois não possui esse antecedente em sua formação. O uso da droga estará regido pelo princípio da vontade e do “prazer.” Se a família for desestruturada, ela não conseguirá segurar esta situação sozinha;

12 - Dificuldade de conseguir dinheiro(mesada) – A mesada precisa ser merecida, assim como em um trabalho, como: lavar o carro, cuidar do jardim, quarto sempre arrumado... não é simplesmente “liberando” dinheiro. Ele deve entender que existe um esforço e merecimento, e assim dará mais valor pelo que irá conquistar por mérito próprio;



13 – Timidez - Respeite o adolescente, esta é uma fase de estranhamento e muitas mudanças do próprio corpo, pensamentos e atitudes;

14 – Solidão - Os pais devem ficar muito atentos se é desta fase de introspecção ou se tem algo, como o de não estar sabendo lidar com estes conflitos internos, talvez seja o momento de buscar ajuda profissional;



15 - Necessidade de se identificar com o grupo - Na adolescência é a fase de estranhamento, introspecção e a busca de si mesmo e de seus valores, e esta idade será entre os 11/12 aos 17 anos. Neste momento já não se identifica com os pais, pois os julga como ultrapassados. Então a busca de si mesmo, de encontrar pessoas com os mesmos ideais, eles vão em busca de grupos como uma espécie de clã e/ou tribo com a qual possa se identificar, e é aí a influência que os outros exercem sobre ele. Busque estes adolescentes para sua casa, faça festas, churrascos, esportes, dentre outros. Cabe aos pais participar da vida deste adolescente, não tente traze-lo para o seu mundo, vá para o mundo dele, faça atividades com seu filho.

16 - Adolescentes que saem de casa fugidos em busca de aventuras - A necessidade de conhecer o mundo através dos seus próprios olhos e ter suas próprias experiências, é uma atitude extremamente saudável, afinal esta é a fase do descobrimento, onde o adolescente irá unir os valores ora introjetados na infância com o eu este observará em seu novo mundo. É uma fase muito difícil para o adolescente tanto hormonal, social e psicológica. É comum ouvir jargões como a fase da “arborescência” um jargão muito pejorativo já que não vem acrescentar em nada a vida do adolescente, muito pelo contrário, causa indignação e muitos preconceitos, em relação a fase tão delicada que esta vivenciando. É preciso lembrar que quem tem a responsabilidade são os pais diante deste adolescente, assim deve-se deixar claro que ele é livre para fazer suas escolhas, mas cada escolha implica em uma responsabilidade que ele terá que arcar, não só para consigo mesmo mas também para com a vida.
Para aqueles que buscam liberdade sem responsabilidade, o que acarreta prejuízos físicos, mentais e psicológicos, que somente após algum tempo, podem chegar a conclusão, que não conquistaram seus objetivos propostos. Por isso a intervenção dos pais se torna crucial, já que o retorno a casa é um pedido de ajuda, e só o amor incondicional de seus pais com o apoio e da Psicologia e da medicina, juntamente com sua força de vontade, é que este ser humano poderá ser reinserido ao convívio social.            


quinta-feira, 1 de maio de 2014

Um novo caminho!! Integridade


Um novo caminho!! Integridade



MENTIR É FEIO E FAZ MAL



O  conceito  de  princípios  e  valores  na  nossa  sociedade  é  um  assunto  muito  mal difundido. A integridade, justiça, verdade é utilizado como apenas  um cartão de visita verbal para ser aceito  ou para  manter uma aparência de bom moço para se conseguir um  bom  emprego  e  até  mesmo  ser  bem  visto  socialmente,  a  lei  de  quem  for  o  mais esperto chega primeiro e onde a mentira  não é de todo ruim ou até mesmo que existem mentiras boas, são exemplos de crenças que denotam inversões de valores sociais que estamos vivenciando atualmente.

Quando me perguntam as causas de tantas doenças e crises sociais, eu  só encontro uma resposta:  A inversão de valores que estamos vivenciando. 

Devemos  simplesmente  deixar  nos  guiar  por  princípios  tais  como  a  Verdade, hombridade, justiça, respeito, Amor, Paz, entre outros, que desta forma todo o resto virá para  nós, este é  o  segredo  da  vida em abundancia. Viver através  destes  princípios é a cura de muitos males.

Pense  em  uma  pessoa  que  a  vida  dela  é  uma  mentira,  ela  conta  mentira  por  coisas pequenas  e  banais  e  em  seu  meio  ela  é  um  Expert  em  “plantar  verde  para  colher maduro” esta pessoa é um tipo clássico que irá desconfiar de todos a sua volta, ela ira achar  que  sempre  os  outros tem  segundas intenções  com  ela, isto  não  é interessante? 

Por ter coragem de  fazer algo o inconsciente diz que todos então serão capazes, então esta será uma pessoa sem paz. Por isso viver através dos princípios faz muito bem para que os pratica., o contrario também é uma verdade  quando não vivemos de acordo com estes  princípios tornamos a  nossa  vida  um “ inferno” então Faça a  sua  parte , assuma mais  responsabilidade com você mesmo e  reprograme a sua vida, e seja  mais integro com você mesmo, assumir a responsabilidade pelos seus atos é libertador.  

- Por que as pessoas mentem? Principais motivos?

As pessoas podem vir a mentir , por vários fatores dentre eles destacamos:A Doença ,Mitomania, Episódios traumáticos, Medo, Educação , cultura,vergonha, culpa , inversão de valores e princípios, crenças e condicionamentos( um exemplo muito comum  na educação sobre condicionamento, são crianças que são punidas mesmo após ter dito a verdade.

- É como defesa? Para não magoar outras pessoas? 

Podemos ainda considerar que o comportamento de mentir pode afastar ou adiar 
conseqüências desagradáveis, ou seja adiar o problema.assim o comportamento de mentir com o propósito de uma defesa ou para não magoar uma pessoa é apenas uma  justificativa para adiar o problema   e para continuar a mentira no nosso meio.

- As crianças são ensinadas de que às vezes o adulto tem que mentir. 
 Aprende-se a mentir na infância? 

Sim, aprende-se a mentir. A mentira NÃO é inerente ao ser humano – lembre-se: Tudo é aprendido .

 - Mentira tem tamanho? 

Não. Assim como não existe meia mentira, brinco sempre perguntando se existe meio grávida? Ou se esta grávida ou não esta, assim é a mentira.

Para se dizer a verdade se´ra preciso passar pelo crivo da sabedoria e do discernimento, muitas pessoas se enrrolam para dizer a verdade, ficam com medo de machucar outras pessoas , por isso é preciso muita sabedoria e discernimento para falar.

- Existe mentira perdoável? Aquelas que falamos no serviço ou para não prejudicar o casamento?

Todas as coisas que não condizem com a realidade trazem conseqüências para nossas vidas. Em muitas situações não quer dizer que não se terá mais privacidade em nossas vidas ou que nossa vida será um livro aberto a todos, para isso proponho o limite. Dê limite as pessoas.  

- Mas como se livrar daquela mentira que o chefe manda falar, por exemplo?

 Se o chefe pedir para dizer que não esta, diga  que no momento ele não pode atender, e deixe claro a sua postura de integridade.Você não precisa falar que ele esta mentindo e que não deseja falar.Lembre-se da sabedoria e discernimento. 

O comportamento de mentir deixam marcas profundas na vida de uma pessoa  podendo ocasionar culpa, angustia, baixa  auto-estima ENTRE OUTROS

- Mentir pode chegar a ser uma doença? Psicóticos mentem e acabam criando um mundo paralelo de mentira?

Sim, a mitomania que  é a tendência mórbida para a  mentira. Normalmente, as mentiras dos mitomaníacos estão relacionadas a assuntos específicos. Uma  pessoa que vive  um péssimo relacionamento com o pai  e cujo o mesmo  é violento, por exemplo, pode começar a inventar para as colegas como sua relação com o pai é boa e divertida, contando sobre passeios e conversas que nunca existiram. Mas não costuma mentir sobre todos os outros assuntos, diferentemente dos mentirosos compulsivos. Justamente pelos mitômanos não possuírem consciência plena de suas palavras, os mesmos acabam por iludir os outros em histórias de fins únicos e práticos, diferentemente daquele que mente em qualquer ocasião. Desse ponto de vista, podemos dizer que o discurso do mitômano é muito diferente daquele do mentiroso ou do fraudador, que tem finalidades práticas. Para estes, o objetivo não é a mentira, sendo esta apenas um meio para outros fins. Contam histórias ao mesmo tempo que acreditam nelas. É também uma forma de consolo sobre a Doença.

Atenciosamente,
Dra. Claudia Calil