terça-feira, 26 de maio de 2015

Falando sobre o Stress!


Falando sobre o Stress!



Um dos grandes desafios de nossa época é criarmos instrumentos para suportar as pressões e tensões do cotidiano. Nesse ritmo acelerado de vida, a busca pela sobrevivência, a angústia, a ansiedade e o medo, nos levam a um desgaste orgânico e mental, cada vez maior.


Muitas pessoas querendo um resultado imediato na busca do equilíbrio perdido, procuram conforto nos tranqüilizantes, tornando-se muitas vezes, dependentes químicos.
Infelizmente, o que estas pessoas se esquecem, é que o antídoto para essas circunstâncias está em suas próprias mãos, basta que aprendam a recuperar a habilidade de relaxar, pois o relaxamento é uma ferramenta útil para aliviar o stress, é um sedativo natural, um sistema auxiliar de cura que ajuda devolver o estado fundamental de equilíbrio e saúde integral do ser humano.
O relaxamento constitui a base e um dos focos principais da prática do Yoga, pois através deste estado de receptividade interna em que nos colocamos ao relaxar, podemos vivenciar a paz tão desejada.
Ao reduzirmos a tensão muscular e respirando bem devagar, vamos aquietando nossa atividade mental, nos desligando das preocupações do dia-a-dia e isto é extremamente terapêutico e benéfico tanto para a mente quanto para o corpo.
O relaxamento é obtido principalmente através da observação e conscientização do corpo, tanto das principais regiões de tensão quanto do ritmo respiratório.
SUGESTÃO PARA UM RELAXAMENTO DIÁRIO
A melhor posição para relaxarmos é deitados de costas , numa superfície não muito mole . Os olhos suavemente fechados, pernas separadas e pés com os artelhos voltados para o lado de fora. Os braços devem ficar separados nas laterais do corpo, com as palmas para cima. Os ombros devem ser conservados abaixados e a cabeça em linha reta com o corpo. O queixo não deve pender nem para o peito, nem para trás, facilitando assim a respiração.
Através deste estado de quietude interior, podemos adotar um modo de vida mais saudável e feliz, que permite entre outras coisas uma ampliação de nossa consciência, nos levando ao auto-conhecimento e à medida que aumentamos a nossa auto-compreensão, nosso vínculo espiritual se fortalece, tornado-nos capazes de compartilhar o que temos de mais belo e profundo com os outros.
10 MINUTOS DE RELAXAMENTO
*Comece fazendo algumas respirações profundas, conscientizando – se do movimento respiratório, apenas observando a entrada e a saída do ar. .
*Sentindo cada parte do corpo, tente localizar tensões, reconhecendo-as como recados de seu corpo apelando para que você relaxe.
*Inspire e tome consciência dos pés, expire e relaxe.
*Inspire- sinta as pernas, joelhos, coxas, nádegas- expire e relaxe.
*Inspire – expandindo abdome e peito- expire e relaxe todo o tórax.
*Inspire- sinta ombros, braços, cotovelos, antebraços e mãos – expire e relaxe.
*Inspire- sinta pescoço, músculos faciais, olhos , maxilares, boca – expire e relaxe.
*Inspire- comande saúde à todos os órgãos, glândulas, ao sangue, ossos, enfim à todas as células de seu corpo- expire e relaxe.
*Nos instantes seguintes, fique apenas desfrutando de um agradável estado de leveza, num sentimento de profunda gratidão , sintonizando- se com a Paz e a Vida Universal.
*Ao completar os 10 min., lentamente movimente seus pés, mãos , cabeça, espreguice-se e SORRIA!

Atenciosamente

Dra. Claudia Calil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário